Caso Zagallo – O pai pode escolher deixar mais bens para um filho?

Diante do Caso Zagallo, surge a seguinte dúvida: O pai pode deixar mais bens para um filho? Leia o artigo e saiba mais!

Mário Jorge Lobo Zagallo, também conhecido como “Velho Lobo”, aos 92 anos, tetracampeão mundial e ídolo do futebol brasileiro, veio a óbito no dia 05 de janeiro de 2024. 

Com o seu falecimento, Zagallo deixa uma herança milionária que já está sendo motivo de discussões e brigas entre familiares pela divisão dos bens. Ocorre que a família do Lobo já teria feito o pedido para abrir o seu testamento ao se passar apenas 4 dias de sua morte. 

Após a abertura do documento, foi descoberto que o ex-jogador teria deixado a maior parte, sendo de 50% de todo o seu patrimônio para Mário Cézar Zagallo, seu filho caçula, que cuidava do pai.

Os outros 3 herdeiros, Paulo Jorge de Castro Zagallo, Maria Emilia de Castro Zagallo e Maria Cristina de Castro Zagallo herdaram a menor parte, ficando dividido em 12,5% para cada filho, totalizando 62,5% de todo o patrimônio somente para Mário Cézar, avaliada em aproximadamente R$15 milhões de reais.

Em seu testamento, o ex-jogador também cita a decepção em relação aos três filhos mais velhos, sendo esta a razão que o fez decidir deixar a maior parte de seus bens para o filho caçula, por meio de testamento, de forma voluntária feita em Cartório, que demonstra afeição de Zagallo pelo seu filho Mário.

O pai pode deixar maior parte da herança para um dos filhos?

Sim, desde que respeitados alguns requisitos. O pai deixa o seu patrimônio para quem ele preferir em seu testamento, independente de parentesco ou não, porém é preciso se atentar a algumas regras.

Se o autor do testamento tiver herdeiros necessários como cônjuge, ascendente ou descendente, só será permitido dispor de 50% dos seus bens para quem bem entender, e os outros 50% serão divididos entre os herdeiros.

E nos casos em que não existem herdeiros é possível deixar 100% dos bens da maneira que o testador preferir.

Desta forma, é permitido deixar maior parte da herança para um dos filhos, desde que não exceda os 50% do valor total de todo o patrimônio, pois os outros 50% serão divididos igualmente.

O testamento pode ser anulado?

O testamento é um documento em que fica registrado a vontade de uma pessoa sobre os seus bens, onde será incluída a divisão da herança, que será cumprido após o falecimento.

Mas para que essas vontades sejam cumpridas, é preciso seguir algumas normas, caso contrário o testamento pode ser anulado.

A anulação pode ocorrer se o testamento possui algum dos seguintes casos:

  • Falta de observação dos requisitos da Lei;
  • Vício de consentimento (erro, dolo ou coação).

É indispensável que o testamento seja realizado de maneira livre e espontânea, lembrando de respeitar os bens dos herdeiros necessários, sem exceder o limite dos 50%.

Requisitos para o Testamento Público

A forma mais utilizada e mais segura é o Testamento Público, que pode ser realizado por qualquer pessoa capaz, acima de 16 anos, onde basta observar os requisitos da Lei:

I -ser escrito por tabelião ou por seu substituto legal em seu livro de notas, de acordo com as declarações do testador, podendo este servir-se de minuta, notas ou apontamentos;

II – lavrado o instrumento, ser lido em voz alta pelo tabelião ao testador e a duas testemunhas, a um só tempo; ou pelo testador, se o quiser, na presença destas e do oficial;

III – ser o instrumento, em seguida à leitura, assinado pelo testador, pelas testemunhas e pelo tabelião.

Conclusão

Diante da situação, vimos que é totalmente possível que o pai destine uma quantidade maior de seu patrimônio para um dos herdeiros, desde que ele não ultrapasse o percentual de 50% do valor total dos bens do testador.

Caso tenha ficado com mais alguma dúvida sobre herança deixada aos seus herdeiros e precisa de mais orientações, entre em contato para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a advogada

Preencha o formulário abaixo e receba nosso contato:

Compartilhar

Outras postagens

Áreas de Atuação

O escritório Sarah Fiorot Advocacia atua em áreas integradas do direito, protegendo os seus direitos e os direitos da sua família.

Advogado de Família e Sucessões

Atuamos de forma diligente nas relações familiaristas com foco na resolução do problema da forma menos dolorosa possível.

Advogado Previdenciário

No Direito Previdenciário, cuidamos dos seus direitos relacionados a previdência e segurança social, como aposentadoria e benefícios do INSS.

Advogado Trabalhista

Protegemos as relações trabalhistas através da nossa experiência e atitude direcionado ao resultado e satisfação do cliente.

Advogado do Consumidor

Nas relações de consumo, atuamos em busca da justiça com advogados experientes no Direito do Consumidor, fazendo valer cada um dos direitos dos nossos clientes.

Precisa de ajuda com seu processo?

Obrigada pelo contato!

Já recebi o seu pedido de contato e em breve entrarei em contato para te ajudar com o seu caso. Caso queira adiantar o seu contato, clique no botão abaixo e envie uma mensagem no WhatsApp!